top of page

Eu, Tatiane Mendes

 Jornalista. Fotógrafa. Professora e Pesquisadora em Comunicação. Membro da Assoociação de Investigadores em Imagem e Movimento (AIM-Portugal).

Doutorado em Comunicação Social com foco em Arte e Cidade. Como pesquisadora atuei no projeto Cinema e Educação em escolas públicas e na disciplina Produção Audiovisual. Durante o mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF), auxiliei o desenvolvimento de filmes publicitários em parceria com a ONG Redes da Maré.

Como professora orientei a produção de filmes em múltiplas plataformas de mídia e dialogando com a ideia de Transmídia Storytelling. Particularmente em jornalismo foram produzidos documentários e realizadas coberturas em redes sociais como Instagram, Facebook e Snapchat. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ministrei disciplinas do curso de Comunicação Social ligadas à teoria e prática em audiovisual, bem como relacionadas a Comunicação e Culturas urbanas. Produzimos o festival de documentários Cidades Faladas entendendo a multiplicidade de narrativas que permeiam o espaço urbano.

Durante a pesquisa de doutorado, defendida em fevereiro de 2020 realizei uma cartografia de cinemas na rua, mapeando espaços e projetos na cidade do Rio de Janeiro que abrigam sessões de cinema a céu aberto, como viadutos, praças e estações de trem. Compreendo a cidade como espaço sensível de experiências que concatenam sons, imagem e afetos, corpos e relações ..

Como realizadora, recebi em 2016 a premiação de melhor curta metragem, pelo Arquivo Nacional, em um festival decorrente da oficina Lanterna Mágica, de imagens de arquivo, atividade que coordeno junto com a atuação como fotógrafa freelancer, atuando também junto ao ofício de pesquisadora.
Coordenei em 2020 a equipe de Comunicação Digital do LACCOPS, com ações de publicidade social e comunicação comunitária, bem como a divulgação da produção interna do laboratório.  e a cobertura de eventos acadêmicos. A partir do trabalho no laboratório, realizei cobertura fotográfica entre 2015 e 2019 nos eventos científicos e em visita ao santuário das baleias jubarte em Abrolhos, Bahia.Atualmente coordeno a equipe de jornalismo do LACCOPS

Sou também pesquisadora do laboratório de Comunicação, arte e cidade desenvolvi ensaios fotográficos através da metodologia da deriva, proveniente do movimento artístico dos situacionistas na década de 1950 para quem a experiência urbana pressupõe o deslocar de corpos através de ruas e avenidas, apreendendo os diferentes signos, narrativas e interações. Das práticas de deriva realizadas no ano de 2017 e 2018 na região central do Rio de Janeiro advém os ensaios fotográficos que são parte da edição 2018 da revista Textos Híbridos. Entendo a cidade enquanto atravessamento narrativo formado de grafites, imagens, sons, corpos e a experiência sensível que concatena cidade e pessoas, unindo Comunicação, arte e cidade.

Enquanto fotógrafa freelancer, participei da edição 2021 do RELATÓRIO ANUAL COMITÊ BRASILEIRO DE DEFENSORAS E DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS, realizado pelo   Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, , bem como da cobertura fotográfica da Organização Rio on Watch. 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5595934211706827

bottom of page